quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PREVISÃO PÁRA O ANO 2016


PLANETA VÊNUS


PREVISÃO PARA O ANO DE 2016

COPIADO (ipsi literis) DO LUNÁRIO E PROGNÓSTICO PERPÉTUO DE VALENCIANO JERONYMO CORTEZ EM 1594*.

Da qualidade e efeitos do planeta venus, e das cousas a elle sujeitas

            Venus, conforme Alfragano, é menor que a Terra 9 vezes; seu metal é o cobre, e tem domínio sobre as partes vergonhosas, assim do homem, como da mulher; e está distante da Terra 25 milhões de léguas.
Este planeta tem seu assento no terceiro céo. É frio, humido temperadamente, aqueo, feminino, nocturno e algum tanto fleugmatico, amigo da natureza humana. Esta estrela é a que mais alumia de noite depois da Lua e é a que costuma chamar Luzeiro da manhã ou do anoitecer; mostra-se algumas vezes de dia depois de saído o sol, e especialmente no inverno.
Tem domínio sobre as mulheres e gente moça; sobre os músicos e bem falantes: sobre os ditosos e bem afortunados; sobre os justos e prudentes; sobre os agradecidos e piedosos; e finalmente sobre todos os que se prezam de políticos e asseiados.
Vênus tem domínio em particular sobre o cobre, azougue, sal amoníaco e ouro; sobre a pimenta, o açafrão, rosas, cravos, tâmaras, almíscar, âmbar, perolas e balsamos: sobre os gatos cervaes e corças, serpentes, formigas e aranhas. Nas arvores, as macieiras e as de singular cheiro. Nas cores, o branco declinante a verde. Sua força e domínio é para o meio-dia.

Prognosticação do Planeta Venus

O dia d’este planeta é sexta feira; sua hora a primeira e a oitava. No anno que entrar n’este dia não faltarão aguas. O inverno será pesado e mui frio; a primavera ventosa; o estio humido e aprazível; o outono em partes sêcco e ventoso, e em partes com muitas aguas, haverá muitos mantimentos, ainda que demonstra que serão caros.
A vindima será muita boa. De azeite e mel haverá abundancia. Denota mal de olhos e que morrerão muitos meninos de bexigas e que muitos homens graves e de estimação padecerão trabalhos. Haverá muitas romarias e dissenções em diversas partes do mundo. No gado miúdo denota mortandade. E finamente denota que se sentirão alguns terremotos em diversas partes.

A physionomia que dá Venus

Os que nascem debaixo do domínio d’este planeta teem a cara redonda, carnosa e bem córada, e alguma cousa vermelha; os olhos alegres, pretos e inquietos; sobrancelhas pretas, formosas e algum tanto juntas; os cabelos corredios e estendidos, ainda que alguns os teem crespos; e no rosto costumam ter algum signal, o nariz encarvado, o beiço de baixo mais grosso que o de cima, a boca  mediana: a garganta formosa; os peitos estreitos; a estatura do corpo pequena e poucas carnes e as pernas avultadas. Se venus foi oriental no nascimento, faz a pessoa grossa, branca e de boa estatura. Se foi occidental, será pequena de corpo e calva da cabeça.

As condições que influe Venus

Os venereos são de compleição quente, húmida e fleugmatica; costumam ser eloquentes, prudentes, ditosos e bem afortunados, agradecidos, amigáveis, justos e piedosos e doces palavras, amigos de musicas e passatempos, de danças, jogos, do ocio, inclinados a mulheres, composturas e ornatos. Finalmente, prezam-se de andar bem tratados e com vestidos cheirosos e mui poucas vezes se inclinam ás letras.
Os da natureza de Venus são inclinados a officios e artes alegres, vistosas, polidas e agradáveis, como são a arte de cantar e tocar; e assim muitos dão em ser poetas, organistas e mestres de solfa; a outros os inclina a serem bordadores, douradores e pintores; a outros a serem cereeiros, tecelões, corretores e comediantes.

Vênus

Um dos astros mais brilhantes da noite
Vênus é um planeta que faz parte do Sistema Solar. Está localizado entre os planetas Mercúrio e Terra. Tem esse nome em homenagem a Vênus (deusa do amor da mitologia romana). Vênus é um dos astros mais brilhantes do céu no período noturno.
Características de Vênus
- Vênus possui composição, tamanho e massa parecidos com as do planeta Terra.
- A área da superfície de Vênus é de 4.60×108 km².
- A massa deste planeta é de 4.8685×1024 kg.
- O diâmetro de Vênus é de 12.103 quilômetros.
- Vênus é o planeta mais quente do sistema solar. A temperatura média na superfície deste planeta é de 461°C.
- Possui órbita eclíptica circular com excentricidade abaixo de 1%.
- A velocidade orbital média deste planeta é de 35,02 km/s.
- Vênus não possui satélites naturais (luas).
- A atmosfera de Vênus é formada principalmente por: dióxido de carbono (96,5%), nitrogênio (3,5%) e outros gases em menor quantidade (dióxido de enxofre, argônio, monóxido de carbono, vapor de água, hélio, neônio).
- A pressão atmosférica na superfície de Vênus é extremamente alta (cerca de 90 vezes a da Terra).
- Os ventos na parte superior das nuvens podem alcançar os 400 km/h.
- O núcleo do planeta Vênus é parecido com o da Terra, pois é formado por ferro coberto com manto rochoso. Já a superfície é constituída basicamente por basalto.
Curiosidades
- O ano de Vênus corresponde a 224 dias terrestres.
- No planeta Vênus o período de translação é menor do que o período de rotação.
- O planeta Vênus é conhecido popularmente como "Estrela Dalva".

- A distância entre Vênus e o planeta Terra é de, aproximadamente, 40,2 milhões de km.

Vênus

 É o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Depois da Lua, é o objeto mais brilhante do céu noturno, atingindo uma magnitude aparente de -4,6, o suficiente para produzir sombras. Como Vénus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra, ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol (sua maior elongação é de 47,8°). Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.
Vénus é considerado um planeta do tipo terrestre ou telúrico, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição. Vénus é coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível. Ele possui a mais densa atmosfera entre todos os planetas terrestres do Sistema Solar, constituída principalmente de dióxido de carbono. Vénus não possui um ciclo do carbono para fixar o carbono em rochas ou outros componentes da superfície, nem parece ter qualquer vida orgânica para absorvê-lo como biomassa. Acredita-se que no passado Vénus possuía oceanos como os da Terra, que se evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A água provavelmente se dissociou e, devido à inexistência de um campo magnético, o hidrogênio foi arrastado para o espaço interplanetário pelo vento solar. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes a da Terra.
A superfície venusiana foi objeto de especulação até que alguns dos seus segredos foram revelados pela ciência planetária no século XX. Ele foi finalmente mapeado em detalhes pelo Projeto Magellan em 1990-91. O solo apresenta evidências de extenso vulcanismo e o enxofre na atmosfera pode indicar que houve algumas erupções recentes. Entretanto, a falta de evidência de fluxo de lava acompanhando algumas das caldeiras visíveis permanece um enigma. O planeta possui poucas crateras de impacto, demonstrando que a superfície é relativamente jovem, com idade de aproximadamente 300-600 milhões de anos. Não há evidência de placas tectônicas, possivelmente porque a crosta é muito forte para ser reduzida, sem água para torná-la menos viscosa. Em vez disso, Vénus pode perder seu calor interno em eventos periódicos de reposição da superfície.

*LUNARIO PERPETUO
Lunario Perpetuo é o nome pelo qual ficou mais conhecido um almanaque ilustrado com xilogravuras composto por Jerónimo Cortés e publicado em Valência em 1594, e reeditado inúmeras vezes ao longo de séculos, com variações em seu título e conteúdo. O título completo original era Lunario perpetuo el qual contiene los llenos y coniunciones perpetuas de la Luna, declarando si seran de tarde o de mañana. Con la prognosticacion natural, y general de los tiempos; y de los effectos e inclinaciones naturales que causan los Signos y Planetas en los que nacen debaxo de sus dominios. Finalmente contiene algunas electiones de medicina, navegacion y agricultura, sin otras cosas de consideracion y provecho; con un regimiento de sanidad a la postre.
Este almanaque surgiu numa época em que tais publicações eram populares, favorecidas pela recente invenção da imprensa de tipos móveis, que barateou enormemente o preço dos livros e os tornou acessíveis para a população de baixa renda. Para muitos camponeses os almanaques foram os únicos livros que leram em suas vidas, e onde aprenderam as primeiras letras. Como seus congêneres, o Lunario Perpetuo oferecia conselhos e orientações sobre os mais variados aspectos da vida, incluindo tabelas das fases da lua, dos eclipses do sol e das festas móveis, previsões do tempo, horóscopos, elementos de direito, navegação, teologia, saúde, agricultura, maneiras de interpretar o comportamento dos animais, biografias de santos e papas, e outros dados de interesse geral. Gozou de amplo favor das elites bem como do povo, recebendo muitas reedições, sendo um dos livros escritos em castelhano mais populares de todos os tempos. Era particularmente útil para os agricultores, dando-lhes instruções para organizar sua rotina ao longo do ano e com isso fazer boas colheitas. Seu autor, ativo entre o fim do século XVI e o início do século XVII, ganhou reputação como excelente astrólogo e matemático, e como um investigador da natureza. O livro foi expurgado pela Inquisição em 1632, tendo como base a edição de Barcelona de 1625. Depois de revisto, circulou principalmente com o título de El Non Plus Ultra del Lunario y pronostico perpetuo, general y particular para cada Reyno y Provincia, mas popularmente se tornou conhecido apenas como Lunario Perpetuo, Lunario ou mesmo Prognostico. A primeira edição foi perdida, e os exemplares mais antigos a sobreviver são da edição de Madrid de 1598.
Foi publicado em português pela primeira vez em 1703, com tradução de Antônio da Silva e Brito. Logo se tornou muito popular no Brasil, tanto que, segundo Câmara Cascudo, que mantinha um exemplar na sua mesa de cabeceira, foi o livro mais lido no nordeste brasileiro durante dois séculos. Disse o folclorista que "não existia autoridade maior para os olhos dos fazendeiros, e os prognósticos meteorológicos, mesmo sem maiores exames pela diferença dos hemisférios, eram acatados como sentenças". Capistrano de Abreu também era um admirador do livro, e embora não acreditasse em "feitiços", consultava suas previsões astrológicas. Ainda hoje ele exerce fascínio e se mantém como uma referência na cultura popular nordestina. O músico Antônio Nóbrega publicou um álbum inspirado no Lunario. Também foi traduzido para o francês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário