segunda-feira, 19 de agosto de 2013


DIA DO HISTORIADOR

19 de agosto de 2013



           Valeu à pena passar quase quatro anos fazendo minha graduação em História e, pertinho de dois para concluir minha especialização em História do Brasil e da Paraíba. Comecei ainda sex (sagenário) e terminei desse jeito, como na foto do dia dos pais agora em 2013, passando dos setenta. Mas, foi um aprendizado danado de bom. Voltei a ser jovem – sentado com uma turma bem nova que me ensinou a também ser jovem -. Participar de discussões, tanto da Antiguidade como temas Atualíssimos. Ser autor, aluno e professor durante minha peregrinação nas salas de aula, arengar com os professores maravilhosos; quando não queria aceitar “mudanças novas” e agora depois de tudo que aprendi com eles; abraçá-los juntamente com meus caros colegas pelo dia consagrado ao HISTORIADOR.
            Não vou me meter a formular frases sobre o que é história, porque não sou besta. Segue abaixo uma torrente de pensamentos sobre o assunto para vocês lerem e curtirem.
            Tenho dito!
*Grijalva Maracajá Henriques

           
            “Que é a história senão uma fábula em que todos concordam?” (Napoleão Bonaparte)
            “Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã.” (D. N. Marinotis)
            “O que é a história? É o trabalhar para elucidar progressivamente o mistério da morte e vencê-la um dia.” (Boris Leonidovich Pasternak)
             “Na história universal existem eventos misteriosos, mas não insensatos.” (Vladimir Soloviev)
             “Eu prefiro viver dois dias na terra do que mil anos na história.” (Moliere)
            “Escrever a história é um modo de nos livrarmos do passado.” (Johan Wolfgang Von Goethe)
             “A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje.” (Henry Ford)
             “A história julga só os resultados e não os propósitos.” (Gregório Marañón)
            “A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.” (Cícero)
            “A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.” (Peter Burke)
            “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”. (Karl Marx)
            "Quando se tem demasiada curiosidade acerca das coisas que se faziam nos séculos passados, fica-se quase sempre na grande ignorância das que têm lugar no presente.” (René Descartes)
            "O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido”. (Aristóteles)
            "A história é émula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro. (Miguel Cervantes)
            “O historiador, que é o juiz do mundo, tem por primeira obrigação perder o respeito”. (Jules Michelet)
            “O historiador é o profeta que olha para trás”. (Heinrich Heine)
            “Historiador - é um profeta voltado de costas”. (Friedrich Schlegel)
            “O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores”. (Marcus Cícero)
            “Para mim, o romancista é o historiador do presente, enquanto o historiador é o romancista do passado”. (Georges Duhamel)

            “A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos”. (Georges Duby)

Nenhum comentário:

Postar um comentário