COMBUSTÍVEL À BASE DE ÁGUA
Publicado em 18 de dezembro de 2013
Desde o mês de
setembro os acadêmicos Douglas Felipe Reck, Marcos Henrique da Trindade e Júlio
Cesar Cardoso, do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade
Mater Dei, com a supervisão do professor de Química, Rogério Félix Blanco, vêm
desenvolvendo uma ideia inovadora e sustentável, um motor movido a água.
O primeiro
protótipo do trabalho foi apresentado na feira de tecnologia de Pato Branco, a
Inventum, realizada no início de novembro. O protótipo do motor, ou no caso da
célula eletro-química, desenvolvida pelos acadêmicos foi instalada e
apresentada em um quadriciclo.
Jovens estudantes
criam motor que usa água como combustível
Mas a pergunta que surge é, porque
estudantes de Engenharia Civil estão desenvolvendo motores? E a resposta é
simples, a ideia surgiu com base em estudos para a geração de energia
sustentável. "Nossa ideia era buscar uma forma de combustível alternativo
que não fosse poluente e fosse econômica", conta Júlio Cesar. "Ele é
um combustível para vários tipos de motores a combustão. A partir dele eu posso
gerar energia elétrica para uma casa.", complementa Douglas. "Este
pode ser o combustível do futuro. Não poluente e muito econômico.",
acrescenta Marcos.
Até o momento a
equipe, que tem recebido apoio total da Faculdade Mater Dei no desenvolvimento
do trabalho, já consegue fazer o motor funcionar com 50% de água misturado a
50% de gasolina.
O objetivo,
segundo o grupo, é evoluir o projeto a ponto de utilizar 100% de água como
combustível. "A partir da eletrólise é feita a quebra da água criando os
gases hidrogênio e oxigênio que dentro do motor após a explosão voltam a ser
água. Com o motor 100% a água é só água que vai sair do escapamento, e o ar que
o próprio motor puxa. Somente com água o motor vai render muito mais, porque o
hidrogênio gera uma explosão muito mais potente do que a gasolina. Com 350 ml
de água dá para fazer 500 quilômetros.", explica Douglas.
O poder do
hidrogênio
Os estudantes
comentam que a explosão provocada pelo hidrogênio é tão potente que na mesma
proporção ela possui capacidade sete vezes mais destrutiva que a bomba de
Hiroshima. E é exatamente este o problema, segundo o professor Rogério, para
desenvolver imediatamente um motor 100% movido a água. "Até ele chegar a
este nível, isso demanda de pesquisa.", pontua. Os estudantes acertaram o
funcionamento do protótipo apenas na terceira tentativa.
Douglas comenta
que em uma primeira experiência caseira que fez junto ao irmão Diogo, a
explosão resultante foi tão alta que o deixou surdo por algumas horas.
Eficiência
Mesmo ainda
funcionando com 50% de água e 50% de gasolina o motor já apresenta diversas
vantagens em relação aos motores comuns. "Nosso protótipo usa combustível
e hidrogênio ao mesmo tempo, na proporção de meio a meio. Do jeito que ele está
agora ele já apresenta economia de 50% de combustível, e com isso a poluição
diminuiu pela metade, a potência do motor aumentou em 20% de torque e o motor
fica mais durável porque o hidrogênio limpa o motor.", ressalta Douglas.
Publicação
Além de ter sido
apresentado para os visitantes da Inventum o projeto desenvolvido por Douglas,
Marcos e Júlio está inscrito para ser publicado no próximo ano no Congresso
Nacional de Química que ocorre em maio de 2014.
http://www.soemrondonia.com.br/2013/12/jovens-estudantes-criam-motor-que-usa-agua-como-combustivel.html#.UrG90PRDsrV
Acreano cria moto que usa combustível à base
de água e faz 60 km por litro
Após ler um artigo na internet sobre uma
motocicleta que utilizava água como combustível, o cineasta acreano Delande
Holanda ficou pensando se seria realmente possível. A curiosidade o levou a
estudar e fazer diversas experiências até conseguir fabricar sua primeira moto
que funciona parcialmente à base de água.
“Isso tudo
iniciou quando vi um artigo que dizia que seria possível retirar um combustível
alternativo à base de água. Comecei a partir daí a fazer um estudo sobre isso.
A gente sabe que a água é formada por H2O [ dois átomos de hidrogênio e um de
oxigênio] e sabe também que o hidrogênio queima. Diante disso, achei que seria
possível tirar um combustível da água”, conta.
Mas o grande
desafio para Holanda foi descobrir como utilizar esse hidrogênio presente na
água como combustível. A resposta ele diz ter encontrado relembrando os tempos
de escola.
“A gente vê isso
em ciências na 5ª série do ensino fundamental. Se você pegar duas chapas de
aço, colocar uma pilha, ligar um fio nos pólos negativo e positivo e jogar água
entre essas placas, vai conseguir separar o hidrogênio da água”, explica.
A partir desse
conceito, ele começou a fazer estudos e montar a sua ‘célula geradora de
hidrogênio’, que ele batizou como Nativos HHO. “Eu engano o carburador e ele
queima o hidrogênio como se fosse gasolina”, diz.
‘Ameaça de
separação’
Durante quase um
ano o inventor trabalhou para montar seu protótipo, o que ainda quase lhe
custou alguns amigos e o casamento. “Fui tratado como doido, disseram para que
eu parasse com isso. E houve até uma ameaça de separação, porque é meio difícil
acreditar nisso”, conta.
Porém, ele não
desistiu do projeto. Sem formação em engenharia ou mecânica, ele contou com a
ajuda de um amigo mecânico para desenvolver os experimentos e o primeiro
protótipo ficou pronto no mês de novembro.
De acordo com o
inventor, depois que adaptou a moto ele conseguiu uma economia de 40% no uso de
combustível. “Se antes eu rodava 35 km com 1 litro de gasolina, hoje rodo 60
km”, diz.
Combustível
sustentável
O cineasta diz
que agora pretende aprimorar os experimentos para conseguir adaptar sua moto
para que ela funcione totalmente a partir da queima do hidrogênio. Ele ainda
quer fazer testes em veículos maiores como carros.
E para quem pensa
que Holanda resolveu investir na ideia com objetivo de ficar rico, ele explica
que não é bem assim.
“Não fiz isso com
interesse comercial. Existem muitas pessoas querendo, mas estou evitando porque
não existe estudo finalizado para isso. Quero que vejam como uma coisa boa para o meio ambiente, levando
em conta que se hoje tiro 40% do consumo da gasolina, tiro 40% da poluição que
esse combustível iria emitir e não precisa ser ‘Expert’ para saber que é um
combustível limpo”, afirma.
Ele diz que com o
invento quer estimular uma discussão sobre a utilização de combustíveis menos
agressivos ao ecossistema. “Quero mostrar para a sociedade que existe sim um
combustível limpo que pode ser estudado e inserido no mercado como combustível
alternativo à base de água. Já que água é o que mais temos na Amazônia”,
enfatiza.
http://www.youtube.com/watch?v=Imp_6J4dnCg
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