quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PLANETA JÚPITER 2015





2015 ANO DO PLANETA JÚPITER

Segundo o Lunário e Prognóstico Perpétuo - Para todos os reinos e províncias - de Jeronymo Cortez, Valenciano; tradução de Antônio Coutinho, LELO &    IRMÃO – EDITORES, RUA DAS CARMELITAS, 144, PORTO. Diz o seguinte para este ano de 2015. (Ipsis litteris).

DA QUALIDADE E EFFEITOS DO PLANETA JUPITER, E DAS COUSAS A ELLE SUJEITAS
Jupiter, conforme Alfragano, é maior que a Terra 1:470 vezes; seu metal é o estanho, tem domínio no ar. E dista da Terra 181 milhões de léguas.
Este jupiter tem assento no sexto céo. É quente e húmido, e aereo, sanguíneo, masculino, diurno, e mui benigno à natureza humana por seu temperamento natural; e assim com sua influencia se clarifica o ar, e correm ventos saudáveis e são chuvas de grande proveito à terra. É causa de que no estio se tempere o calor, e no inverno a frialdade. Diminue as enfermidades, afugenta as pestilencias, purificando o ar. É próprio d’este planeta causar nos homens amizades, concordias, socegos, pazes, tranquilidade e benevolencia, principalmente nos joviaes.
Tem domínio sobre os homens sábios, honestos e vergonhosos; sobre os liberaes, justos e piedosos; sobre os leaes e bem inclinados e religiosos; sobre os que tratam verdades, magnificos e virtuosos; sobre os juízes rectos e misericordiosos; sobre os compassivos e ajudadores dos pobres e dadivosos; sobre os inclinados a mulheres, alegres e amorosos; sobre os bem-dispostos, prudentes e formosos; sobre os cautos e tementes a Deus.
Jupiter tem domínio em particular sobre o estanho, e nas pedras, sobre o crystal, tulia, safira, calcedônia e coral; sobre a salva, hortelã e manjerona; sobre o trigo, arroz, cevada, grãos e assucar; sobre as nozes, amendoas e pinhões; sobre as aguias, galinhas e pavões e sobre todos os animais que tem a unha fendida; sobre o doce; e nas cores, sobre a verde e citrina ou côr de limão. A maior força d’este planeta e domínio é na parte septentrional da Terra




PROGNOSTICAÇÃO DO PLANETA JÚPITER

O dia d’este planeta é quinta-feira; sua hora a primeira e oitava. O anno que entrar n’este dia de quinta-feira, o inverno será temperado; a primavera ventosa, o estio aprazível e o outono com chuvas. Haverá abundancia de trigos e mantimentos. De vinho haverá abundancia, o mel pouco, e não faltará toucinho, nem peixe fresco. Pelas benevolas influencias d’este planeta se farão algumas pazes e concordias, salvando sempre o livre alvedrio do homem, como está dito.
PHYSIONOMIA QUE DÁ JÚPITER

Os que nascem debaixo do domínio d’este planeta são de muito boa estatura, bem dispostos, temperados; alguma cousa louros; barba de côr castanha, crespa e fendida; a vista sanguinea, e não mui forte, nem aguda; os olhos negros, formosos; a testa grande e carnosa; os dentes grandes e bem cerrados; os cabellos louros; e não muito espessos; os taes veem a ser calvos, e finalmente teem as veias bem descobertas.

AS CONDIÇÕE QUE INFLUE JUPITER

Os joviaes são homens pacíficos, modestos, amigáveis, sem doblez, sem engano; são temperados no comer e beber, virtuosos, fieis, dados ao saber; não são vingativos, porem agastam-se com legitima causa; cumprem suas promessas com fidelidade; tratam suas cousas com grande discrição, costumam dar b nos conselhos, e seguros; percebem as cousas com facilidade e sem muito trabalho, porque são de claro engenho: são mui aptos para gerar, vivem sãos, e finalmente são bem acondicionados.
Os joviaes são inclinados a cousas de igreja, de religião e devoção, porque são pacíficos, virtuosos e modestos; e a muitos d’elles inclina este planeta a serem juízes e lettrados; outros a serem diretores, conselheiros, e paes de pobres e de familia, porque são aptos para todo o genero de piedade, e para os logares de letras e dignidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário