quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DIAS DOS PAIS

DIAS DOS PAIS SURGIU HÁ MAIS DE 4.000 ANOS
Antão Ouriques de Farias*


Segundo as minhas pesquisas sobre o dia de homenagem aos pais, o primeiro a comemorara o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmseu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos.
Ele teria esculpido em argila algo parecido com um cartão para seu pai. No entanto, a instituição de uma data para comemorar o dia especial é muito recente.
A comemoração ao Dia dos Pais tem uma origem semelhante ao dia das Mães, em ambas as datas a ideia foi praticamente a mesma. Fortalecer os laços familiares, o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Em 1909 a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o seu pai, Willian Smart, um veterano da Guerra Civil que ficou viúvo, ele criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. A filha Dodd, já adulta, analisou a força e generosidade de seu pai. Ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de criar um dia para celebrar o Dia dos Pais. Em 1910 enviou uma petição à associação Ministerial de Slogans, cidade dos EUA.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910 em Spokane, Washington.  A rosa foi escolhida como flor oficial do evento. Aos pais vivos seriam oferecidas rosas vermelhas, e aos pais mortos, rosas brancas.
O presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e finalmente em 1966. Presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação declarando o terceiro domingo de junho como seno Dia dos Pais.
No Brasil, a ideia de comemorar o Dia dos Pais partiu do jornalista Sylvio Behring, foi festejado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, patriarca da família.
A data foi então transferida para o segundo domingo de Agosto, pois o dia de domingo é mais propício para as reuniões em família.
 Quero deixar aqui os sinceros votos de Paz, Amor e União a todas as famílias e aos Pais de todo Brasil. A todos os Pais falecidos, o Santo descanso eterno. Amém.

*Antão Ouriques de Farias é filhos do Cariri Paraibano, residente em são Paulo, Advogado, Escritor, Historiador e Pesquisador.

Extraído do Jornal do Brás
1ª quinzena de agosto de 2014 – p9.
Onde o autor é colunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário