quarta-feira, 9 de outubro de 2013

plantas









Plantas podem fazer cálculos de divisão




As plantas são incríveis, e estão muito longe de serem uma estúpida e inerte matéria vegetal. Pesquisadores do centro John Innes, no Reino Unido, demonstraram que as plantas são capazes de fazer a divisão básica – um cálculo que as ajuda a consumir suas reservas de amido em um ritmo constante durante a noite.


Após o pôr do Sol, as plantas devem usar suas reservas de amido para evitar a fome.
O cientista Martin Howard e sua equipe mostraram que as plantas podem fazer ajustes precisos para regular sua taxa de consumo de amido. Os pesquisadores usaram técnicas de modelagem matemática para chegar a essa conclusão, descobrindo que um cálculo de divisão é realizado dentro de uma planta.
Durante a noite, um mecanismo no interior da folha mede o tamanho do armazenamento de amido, enquanto a informação sobre a hora do dia vem de um relógio interno. O próprio processo é regulado pela presença de dois tipos de moléculas: “S” para o amido e “T” para a hora. As  moléculas S estimulam a hidrólise do amido, enquanto as moléculas de T atuam como reguladoras. A taxa de consumo do amido pode ser estabelecida pela relação das moléculas S com as moléculas T. Em outras palavras, o S é dividido pelo T.
 “Este é o primeiro exemplo concreto em biologia de um cálculo aritmético tão sofisticado”, disse Martin Howard.

É importante lembrar que as plantas não são conscientes, mesmo durante a realização destes cálculos. Em vez disso, eles usam mecanismos internos automatizados para fazer isso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário