sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Manuel da Nobrega



Manuel da Nóbrega



18/10/1517 – 18/10/1570

Desencarnou exatamente com 53 anos




Jesuíta português, Manuel da Nóbrega  nasceu em Sanfins do Ouro em 18 de outubro de 1517; e faleceu em 18 de outubro de 1570, no Rio de Janeiro. Foi chefe da primeira missão jesuítica da América.

Era filho de Baltazar da Nóbrega, desembargador. Estudou na Universidade de Salamanca e na Universidade de Coimbra, tornando-se bacharel em direito canônico e filosofia. Não foi nomeado professor em virtude de sua gagueira.


 




Recebeu a ordenação pela Companhia de Jesus, em 1544. Viajou por Portugal, Galiza e Espanha no intuito de pregar o Evangelho. A convite do rei D. João III, chego à

Bahia na armada de Tomé de Souza em 29 de março de 1549.

No Brasil, desenvolveu trabalho missionário, fundou o colégio do planalto de Piratininga, base inicial para a fundação da cidade de São Paulo, ao lado de Anchieta pacificou os tamoios (leia: Confederação dos Tamoios). No ano da fundação da cidade do Rio de Janeiro, foi nomeado superior do colégio jesuíta da cidade. Escreveu relatos sobre o cotidiano da América portuguesa.

Na catequização buscou diminuir o hábito de nudez entre os índios, sendo considerado por ele um mau exemplo de um novo cristão. Entre seus relatos, destacam-se o “Diálogo sobre a Conversão do Gentio”, época em que vivia na aldeia São Paulo.

Manuel da Nóbrega fez várias solicitações ao governador-geral Duarte da Costa, uma delas era a proibição da antropofagia realizada pelos índios e a reunião das aldeias em áreas controladas pela Coroa portuguesa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_da_Nóbrega
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u517.jhtm




EMMANUEL FOI MANUEL DA NÓBREGA



Uma das encarnações de Emmanuel, segundo informes do Plano Espiritual, se deu como o padre Manuel da Nóbrega (1517-1570), quando fundou a aldeia de Piratininga e o Colégio de São Paulo, dando origem à cidade de São Paulo.

Emmanuel revelou ter sido o padre Manoel da Nóbrega numa sessão realizada em 1949. Partes da mensagem psicografada diziam: "O trabalho de cristianização, irradiado sob novos aspectos do Brasil, não é novidade para nós... Nos azares e aventuras da terra dadivosa que parecia sem fim, aceitei a sotaina, de novo, e por Padre Nóbrega conheci de perto as angústias dos simples e as aflições dos degredados. Intentava o sacrifício pessoal para esquecer o fastígio mundano e o desencanto de mim mesmo, todavia, quis o senhor que, desde então, o serviço americano e, muito particularmente, o serviço ao Brasil não me saísse do coração. A tarefa evangelizadora continua. A permuta de nomes não importa. Desde que conheçamos a governança e a tutela de Cristo, o nome de quem ensina ou de quem faz não altera o programa”.

Reencarnado na vila portuguesa de Sanfins, em 1517, o padre ficou conhecido como "o primeiro apóstolo do Brasil", para onde veio em 1549. Ele desencarnou em 1570, 16 anos após a fundação de nossa cidade.

No Anuário Espírita de 1974, no qual consta uma reportagem acerca do título de cidadão honorário recebido pelo médium Chico Xavier (1910-2002) em São Paulo, em 19/05/ 1973. Na ocasião, Chico Xavier esclareceu sobre a fundação da cidade ocorrida em 29/08/1553: o eminente Padre Manoel da Nóbrega, fundador de São Paulo, considerada presentemente a cidade mais importante do Hemisfério Sul, foi visitado pelo Apóstolo São Paulo, que lhe apareceu nimbado de intensa luz. Redivivo, o amigo da gentilidade apontou-lhe as Campinas circunjacentes e lhe pediu fundasse, no Planalto Piratiningano, uma cidade, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se estabelecesse sobre as quatro colunas básicas do Cristianismo: amor e fé, trabalho e instrução. Então, sem dúvida alguma, Paulo de. Tarso (séc. I), o apóstolo dos gentios e uma das principais figuras da divulgação do Evangelho no mundo, em Espírito tem participado do desenvolvimento de São Paulo.

A propósito, o historiador paulista Tito Lívio Ferreira certa vez perguntou: "Por que teria Padre Manoel da Nóbrega escolhido esse dia para fundar a cidade de São Paulo dentro de uma Escola, fato ímpar na História do Mundo?" Porque 25 de Janeiro é o dia da Conversão do Apóstolo São Paulo. Nesse caso, vemos que foi decisão de Nóbrega homenagear Paulo de Tarso, deliberadamente.

E hoje, segundo Nena Galves (amiga de Chico Xavier), Emmanuel está encarnado. Ele encarnou alguns anos antes da desencarnação de Chico Xavier. E este acompanhou a reencarnação de Emmanuel assim como acompanhou a reencarnação de sua mãe, Maria João de Deus. E Sonia Barsante, residente em Uberaba, MG, e frequentadora do Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier, também testemunha que em determinado dia no ano de 2000 Chico Xavier ausentou-se por alguns momentos em transe mediúnico. Ao retornar disse-lhe com alegria que fora em desdobramento espiritual até uma cidade do Estado de São Paulo para visitar um bebê que seria o espírito de Emmanuel já reencarnado. Terminou dizendo-lhe e aos demais que lá estavam presentes: “Vocês ainda vão reconhecê-lo!”.

OBSERVAÇÃO DE RUDYMARA: Para nós do Grupo Allan Kardec não importa postar um texto que atraia apenas uma curiosidade vazia. Mas, importa tirarmos lições como, neste caso, mostrarmos a veracidade da reencarnação e a confirmação da questão 95 do O Livro dos Espíritos onde os Espíritos disseram à Allan Kardec que o desencarnado pode ficar visível e até palpável aos encarnados na forma que lhe convém usando o envoltório semimaterial chamado perispírito. No caso de Emmanuel ele não se apresentou com a forma de sua última encarnação, mas sim da encarnação que lhe marcou mais que foi como o senador Públio Lentulus, que viveu na época de Jesus, confirmada no livro "Há 2000 mil anos". Além de confirmar a vinda de Espíritos de grande evolução na fase de transição planetária para ajudar na evolução do planeta.



Clique neste link e veja todas as encarnações de Emmanuel http://pt.wikipedia.org/wiki/Emmanuel_%28esp%C3%ADrito%29





Conheçam todas as encarnações do Padre Manuel da Nobrega:




www.cpibrasil.com/….php?option=com_content&view=...

Nenhum comentário:

Postar um comentário