sábado, 13 de junho de 2015

PERDÃO

ESQUECER OU PERDOAR?

O esquecimento substitui o perdão? Está bastante claro que não. O esquecimento é uma pedra que se põe sobre uma queixa, deixando-a fora das nossas cogitações e parecendo que foi alijada da nossa alma. Entretanto, tal ressentimento continua vivo, latente, subjazendo aos nossos sentimentos e pronto para voltar à tona na primeira oportunidade.
Já o perdão, nascido sincero e absoluto no âmago da alma, é uma redenção que favorece o ofensor com plenitude e, a nós, liberta do peso do passado e livra de assumir compromissos para o futuro. Sua ação tem caráter permanente, como se fosse marcado a fogo.
O esquecimento comparece ao nosso viver de forma totalmente sub-reptícia, devagar, cobrindo os acontecimentos dolorosos com seu nebuloso manto. Prescinde de esforços pessoais conscientes ou intencionais.
O perdão, por sua vez, exige atitude individual espontânea: primeiro a decisão de perdoar, o que pode ser tão natural que nem percebemos; depois retiramos do nosso coração a dose de amor necessária e esta recobrirá as dores existentes com seu bálsamo, libertando de vez a todos os envolvidos.
Como se vê, o primeiro é muito fácil e não exige nenhum esforço. É quase involuntário. Então, não se podem esperar recompensas ou mesmo qualquer satisfação pessoal, uma vez que tudo jazerá nas cinzas do esquecimento sem, contudo, apagar a brasa, pronta para reavivar ao primeiro sopro.
O perdão, por sua vez, amadurecido em dificílimo processo resultante de longo desenvolvimento pessoal — onde vislumbramos o que é o amor de que o Mestre Jesus tanto nos fala —, traz consigo a felicidade plena que só um coração puro pode conter. O perdão verdadeiro decorre de termos aprendido a “amar o próximo”, como recomendava o Cristo, cujo exemplo de amor universal deve servir de inspiração a cada um.

Que Ele nos abençoe e nos ensine a amar como Ele nos ama.


Um Velho Abade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário