sábado, 18 de janeiro de 2014

FREI CANECA



FREI CANECA



- BRASILEIROS ILUSTRES -









Hoje faz 235 anos, no dia 20 de agosto de 2014, do nascimento de um dos maiores brasileiros, brasileiro mesmo, pernambucano da gema, nordestino com orgulho que lutou pela libertação do jugo português, que tiranamente, Pedro Primeiro queria continua após a Independia, com a cegonha mãe, continuar se esquecendo, que depois de muitos anos de colonização, aqui no Brasil havia nascidos gente, gente que pensava, gente que lutava por ideias liberais e republicanos eram brasileiros como ele gostaria de ser, e sem vínculos reais, mas, sim com vínculos de patriotismo tupiniquim, mesmo, claro, tendo uma releitura francesa; (mas, exemplos bons é para se seguir) Morreu com apenas 46 anos de vida indomável. Ele sim era o CARA.

Quase ninguém mais fala dele, raramente: nos museus de história, nas péssimas aulas de história do Brasil, nas revoluções de 1817, 1824, passa-se por cima. Aqui em Campina Grande na Paraíba quem tiver a sorte de visitar um museu em frente da Catedral Diocesana, onde antigamente fora os Correios e Telégrafos e Cadeia Pública, há de se ter notícia de sua prisão naquele local. Rendera-se quando ia lá pras banda do Ceará, onde andava em busca de aliados republicanos que também haviam aderido àquela causa nobre. No meio do caminho soube da terrível derrota deles e capitulou. “Deu ré pra trás” entregou-se como homem, soldado de cristo e patriota.

O resto leia de quem sabe contar melhor do que eu. Mesmo assim aí vão minhas homenagens a este ilustre Nordestino!

*“A noticia logo se espalhou: o carrasco havia-se negado a enforcar o prisioneiro, Joaquim do Amor Divino Rabelo, Frei Caneca. O sacerdote adotara esse nome, ao ser ordenado na Ordem dos Carmelitas, em homenagem a seu velho pai, tanoeiro de profissão.

Frei Caneca esperou calmamente. Nem parecia que o condenado era ele. Chamaram um mulato para substituir o carrasco. Agostinho Vieira, o mulato, também se recusou a cumprir a ordem e, diante de todos, é brutalmente castigado pelas coronhas dos fuzis. Assim mesmo, insiste na posição. Chamam um escravo, mais outro, e a resposta é sempre a mesma, apesar das torturas e das promessas; ninguém quer dar fim àquele homem de olhar sereno e tranquilo.

A solução era alterar a sentença. Em vez de forca, bala. Às pressas, foi formado um pelotão de fuzilamento. Sem maiores formalidades, Frei Canela era fuzilado, no dia 13 de janeiro de 1825. Seu corpo, colocado num caixão de madeira bruta, foi levado por soldados até a porta do Convento dos Carmelitas. Aí, deixaram cair a fúnebre encomenda e partiram em desabalada carreira pelas ruas do Recife. Era o último capítulo de uma revolta de patriotas que passaria à História com o nome de Confederação do Equador, movimento que procurara unir, num só Estado confederado, todas as províncias equatoriais que haviam pertencido a Portugal.”

*Transcrito do Novo Conhecer.



Grijalva Marajá Henriques – Historiador Positivista -



Nenhum comentário:

Postar um comentário