sábado, 13 de setembro de 2014

SECAS DO BRASIL




CONHEÇA OS DEZ MAIORES PERÍODOS DE SECA DO BRASIL


O ano de 2014 está sendo um dos piores nesse quesito. Contudo, já houve secas piores que a deste ano

24 de Agosto, 2014

Grandes secas são comuns de acontecerem no Brasil, ainda mais na região conhecida como Polígono das Secas, que abrange Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Além do imenso e vasto território que permite diferentes tipos de clima, essa condição climática é agravada pelo aquecimento global e o El Niño. Esses fenômenos aumentam as áreas de seca por todo o mundo.
O ano de 2014 está sendo um dos piores nesse quesito. A capital de São Paulo, bem como alguns municípios paulistas, enfrentam o pior período de seca desde 1964. Os habitantes da região Nordeste já estão no segundo ano de uma seca intermitente, que afeta 1.400 municípios, sendo a pior em 50 anos. Contudo, já houve secas piores que a deste ano.

1) Entre os anos de 1723 e 1727 aconteceu umas das primeiras grandes secas já registradas, atingindo a região nordeste, onde ficava localizada a Capitania de Pernambuco. E, além da seca, uma peste assolou a localidade, o que causou uma enorme mortalidade entre os habitantes, principalmente os escravos.

2) A segunda maior seca foi registrada entre 1776 e 1778 e, como a anterior, ocorreu uma combinação entre período forte de estiagem e doença, neste caso, a varíola. Nesse período, a mistura entre seca e doença registrou um altíssimo índice de mortalidade, não só entre pessoas, mas também entre os animais. Para enfrentar a crise, a Coroa Portuguesa repartiu as terras adjacentes aos rios entre os povos flagelados.

3) Quase 100 anos depois, outra forte seca atingiu o Nordeste. Entre os anos de 1877 e 1879, 500 mil pessoas morreram por conta do longo período de estiagem. Por conta disso, 168 mil nordestinos migraram para outras regiões do país: 120 mil foram para a Amazônia e 68 mil para outros estados brasileiros. Na época, o então Imperador Pedro II visitou a região e prometeu vender até a última joia da Coroa para combater a seca, o que nunca aconteceu.

4) O sertão de Pernambuco foi o mais atingido com a seca de 1919 a 1921. Os dois anos com falta d’água ocasionou um enorme êxodo rural. Essa situação fez com que imprensa e opinião pública pressionassem o governo para resolver o drama das famílias atingidas. Em resposta, o governo criou, em 1920, a Caixa Especial de Obras de Irrigação de Terras Cultiváveis do Nordeste Brasileiro. Ela seria financiada com 2% da receita tributária anual da União, porém nada foi feito efetivamente para resolver o problema.

5) Nos anos de 1934 e 1936, ocorreu uma das maiores secas já registradas no país. Dessa vez, a seca atingiu não só o Nordeste, onde nove estados sofreram com a estiagem, mas cidades em Minas Gerais e São Paulo. O problema da seca no sertão nordestino, depois dessa seca, passou a ser encarada como problema nacional.

6) Outra seca gravíssima aconteceu em 1963/1964. Nesse ano, estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal sofreram com a forte estiagem. Até a Floresta Amazônica ficou sem chuvas. Para completar, uma forte onda de calor atingiu o país nessa época.

7) Uma das secas mais prolongadas do Nordeste durou sete anos. Entre 1979 e 1985, 3,5 milhões de pessoas morreram, sendo a maioria crianças vítimas de desnutrição. Durante esse período, lavouras foram perdidas, animais morreram, e ocorreram saques a feiras e armazéns e deixando um rastro de miséria e fome. O auge do problema foi em 1981, quando o presidente João Figueiredo declarou que só restava rezar para chover.

8 ) A década de 90 (1997 a 1999) chegou ao fim com uma forte seca. Agravada pelo El Niño – fenômeno metereológico que aumenta a temperatura da água do Oceano Pacífico – a seca vitimou 5 milhões de pessoas. Em Recife, os cidadãos só recebiam água encanada uma vez por semana.

9) A seca de 2001 foi o prolongamento da de 1997/1999. Nesse ano, o rio São Francisco teve o pior período sem chuvas da história, o que casou uma drástica diminuição de seu volume. Essa falta de chuvas ocasionou o racionamento de energia que afetou todo o país.

10) O último grande período de seca no país foi em 2007 e 2008, quando o norte de Minas Gerais sofreu com a falta d’água. Entre março e novembro de 2007 não choveu na região e as precipitações abaixo da média continuaram no ano seguinte. Durante os 15 meses de seca, 54 mil focos de incêndio e mais de 190 mil mortes de gado foram registrados.


Fontes: Superinteressante - Os dez maiores períodos de seca do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário